Itajá

Itajá esta comemorando 63 anos de emancipação

O município de Itajá esta comemorando neste mês de novembro, 63 anos de sua emancipação, ocorrida em 14 de novembro de 1958.

O Prefeito Municipal Regis e toda sua equipe de governo preparou um programa que se inicia n este dia 07, com inaugurações de obras, almoço e show com Rodrigues Nunes, no povoado da Olaria da Fumaça.

No próximo sábado dia 13, a partir das 15horas, acontecerá um quadrangular de futebol de society, no minicampo Sonildo Ferreira Lima.

No dia 14, as 09hs00, Final do Quadrangular e inauguração do minicampo Sonildo Ferreira Lima.

As 11hs30, almoço na escola período integral professora Elma Ferreira Bessa e show acústico com Rodrigues Nunes.

As 20hs00, show com Eduardo Mello, no recinto do Sindicato Rural de Itajá, com entrada franca.

 

ITAJÁ

O povoamento de Itajá iniciou-se em 1947, com a formação da fazenda Coqueiros, às margens do Ribeirão São João, por Sebastião Alexandre de Freitas, vindo de Campina Verde – Minas Gerais.

 

As primeiras construções, na beira da estrada Aporé/Itarumã/Lagoa Santa, constituíram-se de um armazém e uma farmácia, do pioneiro. Esse ponto comercial, aliado à facilidade de aquisição de terras férteis, atraiu para a região numerosas famílias que ali construíram casebres de pau-a-pique, cobertos de palha, formando o arruamento e traçado do povoado que se denominou “São João”, em decorrência do ribeirão local.

Pelo progresso alcançado, em 7 de agosto de 1953, pela Lei nº 172, o povoado passou a distrito, pertencente a Jataí.

Em 14 de novembro de 1958, pela Lei Estadual nº 2091, , o Distrito de São João foi elevado à categoria de município, dando-se a instalação em 1º de janeiro de 1959, com o topônimo “Itajá”, que representa uma inversão de “Jataí”, em homenagem à cidade-mãe da qual se emancipou.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo