Policial

Em Jataí, 54 trabalhadores são resgatados em condições análogas à escravidão

Entre o final de julho e o início de agosto, 54 trabalhadores em situação análoga à escravidão foram resgatados em Jataí, no Sudoeste de Goiás. A Superintendência Regional do Trabalho em Goiás (SRTb-GO) apurou 8 denúncias de trabalho escravo em 8 municípios.

Entre os trabalhadores resgatados em Jataí estão 3 adolescentes. A ação apurou que eles foram contratados em Guará (SP) e em Novo Oriente (PI) e trazidos para Goiás para trabalhar na extração de palhas de milho para produção de cigarros de palha para uma empresa em São Paulo.

Os trabalhadores, segundo apurado, foram transportados em ônibus clandestinos e alojados em local irregular sem condições mínimas de higiene, limpeza, ventilação, iluminação e ainda apresentava muita umidade e superlotação. Em um único quarto havia 13 trabalhadores.

Os responsáveis foram notificados e determinada a paralisação do trabalho. As verbas rescisórias dos 54 resgatados somaram o montante de mais de R$ 297 mil.
O responsável foi autuado por manter trabalhador em condições análogas às de escravo e por várias outras infrações trabalhistas. O empregador ainda irá arcar com os custos de retorno desses trabalhadores aos seus estados de origem.

A ação foi realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), Polícia Federal (PR) e Defensoria Pública da União (DPU).

O Popular

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo