Voltemos ao Evangelho!

LIVRAMENTO PELA ESPADA - PARTE 2

POR OBREIRO SAMUEL SANTOS

"E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho, eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode. Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui, senão aquela. E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma." 1 Samuel 21:9

"Lutero disse, certa vez: "Quem não faz idéia do assunto não consegue extrair sentido das palavras". Isto significa que, para interpretar bem um texto, é preciso ter noção do texto como um todo. No caso da Bíblia, esse todo é o cânone. Quanto melhor se conhecer o conjunto de todos os textos e o seu conteúdo, maiores serão as chances de se evitar exegeses atomísticas de caráter duvidoso"

A nobreza do leitor está na disposição em examinar o texto com os olhos do Autor.
"Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim." Atos 17:11

Alguns exemplos:

"Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel:" Atos 2:16

"Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor..." Atos 2:25

"Então se cumpriu o que foi dito pelo profeta Jeremias, que diz:" Mateus 2:17

"Para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías, que diz:" Mateus 4:14

O Espírito que levou a igreja a pregar os escritos da septuaginta a luz de Cristo, é o mesmo que nos conduz nesta última hora; não temos motivos para mudar o discurso. Os precursores do evangelho sabiam que por si só não teriam condições nenhuma para a difusão das boas novas.

A mentira de Davi é vista por Cristo da mesma forma que Deus viu a malícia de Raabe: "...Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?" Mateus 12:3-4
Esta aparente discrepância é exclarecida com um simples verso: "...Porque o SENHOR não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração" 1 Samuel 16:7.

"E disse o sacerdote: A espada de Golias, o filisteu, a quem tu feriste no vale do carvalho"
O ato de Davi em ir ao sacerdote a procura de pão e espada nos traz uma lição extremamente saudável para a nossa caminhada.
Observe que simbolicamente ambas as figuras representam a palavra numa perspectiva profética;

>Pão - Palavra como alimento.

>Espada - Palavra como preparo para a guerra.

Acredito que já deu pra perceber, qual é a palavra que você possui. Não é mesmo?

Primeiramente Davi pede  5 pães = Ministério do Espírito Santo sobre a vida do crente através da palavra.

Após o homem ter sido alimentado com a palavra viva, o mesmo sacerdote nos prepara para a guerra com sua espada.

"Eis que está aqui envolta num pano detrás do éfode"
O que temos que ter em mente é o seguinte conceito:
A palavra que decepou a influência do inimigo(Golias) em sua vida, é a mesma que você usará para a caminhada espiritual.
Esta espada não está exposta; ela está coberta, escondida pela veste sacerdotal, isto é, impossível alcançarmos a palavra sem o contato com as vestes salvíficas.

"Se tu a queres tomar, toma-a, porque nenhuma outra há aqui senão aquela"
O Sacerdote tem uma palavra só; a doutrina é bíblica, o assunto de Deus é Cristo!

"E disse Davi: Não há outra semelhante; dá-ma"
Por mais que o preletor tente enxertar coisas novas, suas tentativas serão inúteis; pois não há nenhuma outra semelhante.

Referências: Princípios da Interpretação Bíblica de Vilson Scholz - 1°edição 2006 - pág/68

MARCADORES

aborto Abraão Ágape Agostinho águas Albânia Além da Letra alforria Amor Antigo testamento apocalipse apologética Àsia Ásia Central Auschwitz Auxílio ao Obreiro avião batatas batismo com Espírito Santo BBC bebida alcoólica Ben Gurion Bençãos besta Biblicamente bois brecha CALVINISMO Calvino cananeus carta cerveja cessacionismo clamor colheita comportamento Conhecimento conversão convite Crente Nominal cristãos cristianismo Daniel Santos David Botelho Deus Conosco devocional diálogo dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Elias ensino escravatura Esmirna ética cristã EUA evangelho evangelismo exegese expressões idiomáticas fariseus Festa da dedicação ficção filmes filosofia fim Flip Benham fonte fortalecimento Gálatas graça grupo de estudos Habacuc história história eclesiástica igreja igreja brasileira Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Josenilson Félix Jourdon Anderson Julgamento Kelem Gaspar leitura leões liberalismo teológico livramento livre-arbítrio Luciano Subirá Lutero maçã madrugada Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque milagre ministério feminino missionários missões missões transculturais mitos Moisés mulheres muro Natal nazismo Nietzsche noiva Noruega novo testamento Obreiro Aprovado Oração Oriente Médio ovelha Palavra palavra revelada palha pão parlamento pastor paz Pecado peixe pentecostais Pentecostalismo perseguição perseguições pobre Pródigo Profecia profecias Promessas questionamentos Quinta medida razão humana Reforma Protestante refugiados religião remédio repreensão retórica revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação Samoa Samuel Santos sangue de Jesus santidade satélite Servas ICM sinais do fim Sinédrio Sofia Müller soldado soteriologia Templo Teologia terrorismo terroristas Tony Sousa trigo Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho whatsapp