Voltemos ao Evangelho!

TODO VALE SE ENCHERÁ

Por Marco Elias



“Todo o vale se encherá, e se abaixará todo o monte e outeiro; e o que é tortuoso se endireitará, e os caminhos escabrosos se aplanarão; e toda a carne verá a salvação de Deus.” Lucas 3:5-6

Neste texto o evangelista Lucas traz ao leitor a lembrança de que a benção da dispensação da graça, promovida pelo evangelho de Cristo era algo notável, além de estar dentro de um cronograma profético estabelecido pelo Deus de Israel, e o que se via era a ação do Espírito Santo conforme prometido no tempo dos profetas do antigo testamento. O texto é uma citação que Lucas faz do profeta Isaias, em que este anunciava a vinda do Salvador.

Deus sempre falou com o homem através de figuras didáticas bem elaboradas; às vezes ele usou o que hoje chamamos de figuras de linguagem e em outras vezes os seus profetas do antigo testamento utilizavam como exemplo os governos, os reinos, a ecologia da terra e as relações interpessoais das sociedades de cada época, para exemplificar ensinamentos no que tange a vida espiritual do homem com Deus.

O texto que lemos é um exemplo dessa didática de Deus, observe que os vales nas regiões da palestina eram e ainda hoje são bem áridos, semelhantes ao coração do homem sem Deus, vivendo sem esperança, está seco, está sem vida, mas “Todo o vale se encherá...” com a fonte das águas vivas. Jesus disse: “eu sou a fonte das águas vivas”. Ele verdadeiramente pode preencher o vale de solidão que impede o homem de ser feliz, mesmo estando rodeado de amigos. Um vale cheio torna-se um rio, rio de bênçãos de alegrias e era disso que o profeta estava falando.

“E se abaixará todo o monte e outeiro”. As ovelhas de Deus estão em um mesmo patamar. Vejamos o que Deus disse de Davi, o rei de Israel: “Achei a Davi homem conforme o meu coração...” Davi desceu do pedestal da razão humana e deixou que seu coração fosse cheio daquela graça de Deus, isto é, apesar de ser um dos reis mais poderosos de sua época, deixou registrado “Eu sou pobre e necessitado, mas o meu Deus cuida de mim...”, reconheceu a condição de pobreza de todo o homem (ele era muito rico) e reconheceu a soberania e o governo de Deus, algo diferente do cenário político, econômico e religioso atual, caracterizado pelos montes e outeiros altos, os quais ostentam o brilho efêmero da gloria dos homens.

Apesar dos valores corrompidos, o desvio das condutas e o amor que se esfria no coração das pessoas, ainda podem ouvir o ressoar de uma voz inconfundível: A voz do Espírito Santo convidando pecadores ao arrependimento, revelando-nos que a mensagem da Cruz mais do que nunca permanece eficaz e capaz de mudar o curso de muitas vidas.

“E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão”...

Deus tem transformado pessoas. A prova que eu te dou é esta: Ele mudou a minha vida e a de muitas outras pessoas que convivem comigo. Você pode não crer em Cristo, mas não pode negar as mudanças acontecidas na vida daqueles que se entregaram a Ele.

Se você quiser ele pode mudar a sua vida também!


Por Marco Elias

MARCADORES

aborto Abraão Ágape Agostinho águas Albânia Além da Letra alforria Amor Antigo testamento apocalipse apologética apostasia Àsia Ásia Central Auschwitz Auxílio ao Obreiro avião batatas batismo com Espírito Santo BBC bebida alcoólica Ben Gurion Bençãos besta Biblicamente bois Brasil brecha CALVINISMO Calvino caminhada cananeus carta cerveja cessacionismo clamor colheita comportamento Conhecimento conversão convite corrupção Crente Nominal cristãos cristianismo Daniel Santos David Botelho Deus Conosco devocional diálogo dizimo Dons Espirituais Doutrina ebd Elias ensino escravatura Esmirna EUA evangelho evangelismo exegese expressões idiomáticas fariseus Festa da dedicação ficção filmes filosofia fim Flip Benham fonte fortalecimento Gálatas graça grupo de estudos Habacuc Hebreus 6 história história eclesiástica igreja igreja brasileira Igreja Fiel interpretação Isaías Israel Jerusalém Josenilson Félix Jourdon Anderson Julgamento Kelem Gaspar lava-jato leitura leões liberalismo teológico livramento livre-arbítrio Luciano Subirá Lutero maçã madrugada Marcelo Lyrio Marco Elias Melquisedeque milagre ministério feminino missionários missões missões transculturais mitos Moisés mulheres muro Natal nazismo Nietzsche noiva Noruega novo testamento Obreiro Aprovado Oração Oriente Médio ovelha Palavra palavra revelada palha pão parlamento pastor paz Pecado peixe pentecostais Pentecostalismo perseguição perseguições pobre Pródigo Profecia profecias Promessas questionamentos Quinta medida razão humana Reforma Protestante refugiados religião remédio repreensão retórica revelação rico sabedoria sacrifício de Jesus salmos Salvação Samoa Samuel Santos sangue de Jesus santidade satélite Servas ICM sinais do fim Sofia Müller soldado soteriologia Teologia terrorismo terroristas Tony Sousa trigo Vale verdade vida vida cristã vídeos vinha vinho whatsapp